Ratos

Os ratos transmitem doenças e causam diversos transtornos, como roer fios e madeiras, entre outros materiais. Para garantir um ambiente saudável e evitar o contato com este tipo de praga é fundamental a contratação de uma empresa especializada, como a HECOL Saúde Ambiental. Afinal, espalhar venenos ou armadilhas pela casa pode gerar a contaminação do ambiente e ingestão acidental do veneno, elevando os problemas. Porém, optando pela contratação da HECOL Saúde Ambiental você tem a garantia de uma desratização eficiente e totalmente segura para os seres humanos e animais.

Ordem: Rodentia

Espécies:

  • Rattus novergicus - é a ratazana, também conhecida como rato-de-esgoto, rato-novérgicus, rato norueguês, etc.
  • Rattus rattus - conhecido popularmente como rato-preto rato-de-telhado, rato-do-forro, rato-de-navio, etc...
  • Mus muscullus - é o camundongo, conhecido ainda como ratinho, rato caseiro, etc...

A ordem Rodentia abrange os roedores. São mais de 3.000 espécies espalhadas por todo o mundo. A palavra rato é aplicada a uma parte de roedores. Segundo alguns autores camundongo não é rato, mas de acordo com outros sim.

De todos os roedores, 3 espécies são muito importantes para o ser humano. Duas ou até três espécies podem estar presentes num local, mas isso não é comum; como regra, cada uma delas ocorre numa área.

Por estarem bem próximos do homem, são denominados ratos domiciliares, porém a ratazana não é propriamente domiciliar. As 3 espécies são portanto sinantrópicas; convivem com o homem, embora contra a vontade do ser humano.