Columba livia, conhecida pelos nomes comuns de pombo-comum, pombo-doméstico ou pombo-das-rochas, é uma espécie de ave da família Columbidae. Os pombos urbanos são originários da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia. Foram introduzidos no Brasil no século XVI, como animais de estimação e aves domésticas. Adaptaram-se bem às cidades em razão da disponibilidade de alimentos e abrigos.
Classe: Aves Ordem: Columbiformes Espécie: Columba livia
Suas fezes, penas e ninhos podem causar entupimento de bueiros, calhas e tubulações, além de contaminação de produtos alimentícios e de água.
Como se alimentam das mais diversas fontes, podem trazer consigo uma gama de patógenos, comprometendo a saúde da população. Há mais de 50 doenças que essas aves podem causar: Criptococose, histoplasmose, ornitose, salmonelose, encefalite, dermatites, alergias respiratórias, doença de Newcastle, aspergilose e tuberculose aviária são alguns exemplos.
Umedecer forros, calhas e outros locais onde há a presença destes animais antes de remover a sujeira, se protegendo com o auxílio de luvas e máscara sobre o nariz e boca, e resguardar os alimentos são as principais medidas a serem tomadas para evitar a contaminação.
Medidas educativas, orientando a população a não alimentar estes indivíduos e tampouco deixar seus lixos expostos; saneamento básico; barreiras físicas, como o uso de telas; e uso de repelentes específicos em muros, telhas e lajes são algumas formas de afastar ou até mesmo reduzir a população de pombos.