As pulgas são insetos que trazem diversos transtornos, tanto para os seres humanos como para animais. Para combater essa praga, a HECOL Saúde Ambiental utiliza uma forma extremamente eficiente de dedetização, eliminando pulgas e evitando qualquer tipo de contaminação com o ambiente.
Ordem: Siphonaptera
Espécies:
As Pulgas são insetos altamente especializados, frutos de uma evolução caprichosa de alguns milhões de anos. As pulgas conquistaram seu espaço em todos os continentes por todo o planeta (exceto Antártida), distribuídas em cerca de 2.200 diferentes espécies e subespécies, parasitando uma enorme variedade de animais de sangue quente ou frio.
Artrópodos que se desenvolvem por meio de metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto), as pulgas são insetos que possuem característicamente vida longa. Suas larvas podem retardar seu desenvolvimento se faltar alimento e os pré-adultos podem permanecer dentro do casulo enquanto não houver um hospedeiro adequado no ambiente. A maioria das espécies de pulgas habitualmente abandona seu hospedeiro de tempos em tempos e eventualmente vão parasitar outros hospedeiros, o que facilita a transmissão de certos agentes patogênicos (vírus, bactérias, riquétsias).
As pulgas parasitam mamíferos de todos os tipos e tamanhos, incluindo elefantes, marsupiais e morcegos. A maioria parasita roedores, coelhos e lebres. Outras associam-se a aves, infestando seus ninhos. Um grupo de espécies de pulgas tornou-se importante por atacar a espécie humana, causando-lhe uma série de diferentes problemas. Uma dúzia delas, que atacam roedores comensais em maior ou menor grau, tornaram-se ou estão em processo de tornar-se cosmopolitas, associando-se ao homem, a seus animais de estimação ou de produção; já são ou vão ser sinantrópicas (do grego, sin=em torno de, antropos=homem).