Escorpiões

Os escorpiões são artrópodes, a mesma das aranhas. Logo, não são insetos, já que não pertencem à Ordem Insecta. O escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos)

Classe: Arachnida

Ordem: Scorpiones

Há cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 10cm a 12cm, corpo alongado e quelíceras com três artículos. São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies. Dentre estas destacamos duas, o Tityus bahiensis (escorpião marrom) e o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), com marcas escuras pelo corpo, que atinge de seis a sete centímetros quando adulto. Essas espécies são comuns em nossa cidade.

No período de chuva, aumenta a preocupação com ataques de escorpião, já que uma das características do animal é se esconder em lugares úmidos. Os escorpiões são predadores, capturam e matam animais para se alimentarem como: baratas, grilos, cupins, aranhas de porte médio, etc. As espécies comuns em nossa cidade estão bem adaptadas ao ambiente urbano, onde seu principal alimento é a barata.

Tem como inimigos naturais as corujas, gaviões, sapos, algumas espécies de aranha e lagartos, entre outros.