Baratas

A dedetização de Baratas, consiste na aplicação de produtos domissanitários residuais da mais alta qualidade. Este tratamento químico tem por finalidade a fixação de cristais sólidos não visíveis a olho nú, eliminando, afastando e controlando insetos nocivos por períodos prolongados.

Ordem: Blattodea

Espécies:

  • Periplaneta americana
  • Blattella germânica
  • Periplaneta australasiae
  • Blatta orientalis
  • Supella longipalpa

As baratas são classificadas do ponto de vista prático em espécies silvestres (ou do mato) e domiciliares (ou domésticas). As baratas silvestres são muito numerosas, sendo encontradas no solo, sob pedras, sobre plantas e entre folhas secas. As domiciliares vivem dentro das residências, hotéis, restaurantes, etc...

Há mais de 3.500 espécies de baratas no mundo todo. Com hábitos domissanitários há cerca de 35 espécies. As baratas têm pouca importância para a agricultura; algumas são muito importantes do ponto de vista domisanitário, pois adaptaram-se aos domicílios, onde danificam alimentos e roupas e ainda disseminam doenças.

A associação das baratas com as residências e outras construções (armazéns, silos, depósitos, etc.) varia muito. Algumas espécies vivem somente fora de construções e nunca são encontradas dentro delas; outras vivem e criam-se dentro de construções humanas e, muito raramente, são encontradas no ambiente natural. Entre esses dois extremos, há espécies com associação em diferentes graus.

Dentre os vários fatores que devem ter favorecido a adaptação de algumas espécies aos domicílios humanos, devem estar o aquecimento (em país de inverno bem frio), em geral falta de predadores nas construções e as casas rústicas com fendas nas paredes.